Arte e EntretenimentoTurismo

Dia Nacional do Choro: Sesc terá eventos gratuitos em São Paulo

Neste Dia Nacional do Choro (23), o Sesc 24 de Maio, de São Paulo, anunciou uma programação extensa para celebrar a data. A data é uma homenagem ao nascimento de Pixinguinha, um dos maiores expoentes do gênero musical que será homenageado na programação. O projeto Choraço começa nesta quarta-feira com diversas atividades como apresentações musicais, rodas de choro, teatro, dança e outros eventos, segundo matéria da Agência Brasil. Clique aqui e acesse a programação completa.

>>> Cadastre-se na nossa Newsletter por Whatsapp ou e-mail e fique por dentro dos conteúdos e promoções da Way Beer

No total, serão 20 atividades gratuitas ou com preços acessíveis de grupos e artistas de diferentes gerações e regiões apresentando releituras e novas perspectivas, mostrando como o gênero dialoga com o samba, o baião, o frevo, o maxixe, o lundu e até mesmo com o jazz.

23 de maio é o Dia Nacional do Choro. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
23 de maio é o Dia Nacional do Choro. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

As atividades são voltadas para todas as idades com propostas para a primeira infância, como a apresentação Baile no Colo: Choro!, e também para idosos. Outro destaque vai para o grupo Chora – Mulheres na Roda, que traz o protagonismo feminino e negro dentro do gênero.

Também se apresentam Mestrinho, Guinga, Cristovão Bastos, Toninho Ferragutti, Eudóxia de Barros, além de grupos como Sonhos de Lundu, Chora – Mulheres na Roda (RJ), Regional do Motta e Escola de Choro de São Paulo. A programação se estende para outras cidades com ações nas unidades do Sesc de Santos e São José dos Campos, além de atividades formativas nos Centros de Música do Sesc Consolação e Sesc Vila Mariana.

Dia Nacional do Choro

O Dia Nacional do Choro foi instituído em 2000 pela Lei 10.000/2000, assinada pelo então presidente da República Fernando Henrique Cardoso. O dia, 23 de abril, foi escolhido para homenagear o nascimento de Pixinguinha, um mestre nessa arte. O detalhe curiosa da história é que, na verdade, Pixinguinha nasceu em 4 de maio de 1897 ─ como pesquisadores da música brasileira posteriormente desvendaram. Mas aí já era tarde e a data já estava consolidada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *