CervejaDestaques

Cerveja com chocolate: veja como harmonizar nessa Páscoa

Com a chegada da Páscoa, as prateleiras dos mercados se enchem de ovos, bombons e barras de chocolate. Logo, todos estarão se deliciando com seus quitutes. Mas será que dá para deixar essa experiência ainda melhor? Sem dúvida! Para isso, basta harmonizar cerveja com chocolate. Pode parecer estranho para quem ouve falar disso pela primeira vez. Mas quem já provou, não abre mão. E para fazer funcionar, basta escolher a cerveja certa para o chocolate ou o chocolate correto para a cerveja.

>>> Aproveite antes que acabe! Promoção: Avelã Porter + barra de chocolate Kakaowit

Cerveja com chocolate

A união entre chocolate e cerveja se baseia em características que ambos compartilham. Tanto o chocolate quanto a cerveja são fermentados. No caso do chocolate, o processo começa ainda na amêndoa do cacau, que passa por fermentação logo após ser retirada do fruto. Além disso, o cacau é torrado antes de ser transformado em chocolate — um passo que lembra a torra de dos maltes mais escuros, usados na fabricação de diversos estilos de cerveja.

Essas semelhanças se traduzem em harmonia sensorial. Maltes torrados podem lembrar chocolate. E isso facilita muito a combinação. Mas também há outros elementos que entram nessa dança. Chocolates são ricos em gordura e muitas vezes em dulçor. Já as cervejas de maltes torrados trazem amargor, álcool e gás carbônico, que ajudam a equilibrar esses elementos.

Além disso, cada chocolate e cerveja tem suas características únicas, que devem ser levadas em consideração na hora da harmonização. A seguir, algumas sugestões práticas para harmonizar cada tipo de chocolate com a cerveja ideal.

Way Beer RIS Cumarú com chocolate ao leite

Cerveja com chocolateFeito com manteiga e torta de cacau, leite e açúcar, o chocolate ao leite é doce, gorduroso e tem um leve toque do cacau. A escolha da cerveja ideal passa por equilibrar essas características. Estilos como Robust Porter, Export Stout e mesmo Russian Imperial Stout são ótimos pares, pois reforçam o sabor do chocolate por meio dos maltes torrados, ao mesmo tempo em que trazem amargor e álcool para cortar a gordura.

Uma ótima dica é a Way Beer RIS Cumarú. Trata-se de um estilo de cerveja feito com maltes torrados e de alto teor alcoólico (12%). Os aromas lembram cacau, chocolate amargo, leve café, com um toque especial do cumarú, também conhecido como baunilha amazônica. A cerveja ainda tem toques amadeirados, já que passa por barril de madeira. Na boca, tem amargor elevado, mas também um dulçor considerável, encontrando bom equilíbrio.

Além do chocolate ao leite, você pode usar trufas de chocolate, que aumentam o teor de gordura e equilibram a potência do álcool.

Way Beer Avelã Porter com chocolate meio amargo

Way Beer Avelã Porter

Com maior concentração de cacau, o chocolate meio amargo e o amargo apresentam notas mais intensas. A dica aqui é harmonizar por contraste, escolhendo também cervejas de malte torrado, mas com maior dulçor para equilibrar a experiência. Estilos como Sweet Stout e Schwarzbier vão bem.

A Way Beer Avelã Porter é campeã quando se trata desse tipo de combinação. Por ter um sabor levemente mais doce, contrasta muito bem com chocolate e também enfatiza seu aroma por meio das notas torradas. Além disso, as notas de avelã complementam o conjunto, lembrando a combinação clássica de chocolate com castanhas.

 

Way Beer Sour Framboesa com chocolate branco

Cerveja com chocolateFeito apenas com manteiga de cacau, açúcar e baunilha, o chocolate branco é o mais delicado — e também o mais gorduroso e doce. Para harmonizar, vale buscar contrastes. Cervejas ácidas e frutadas, como as Sours, trazem leveza e frescor para a  combinação.

A Way Beer Sour Framboesa tem todos esses elementos. Quando juntamos com o chocolate branco, a acidez, o dulçor e a sensação de gordura são atenuados, deixando espaço para a fruta brilhar (com um toque extra de baunilha).

Você também pode experimentar a Way Beer Sour Framboesa com chocolate ao leite, criando seu próprio “bolo floresta negra” de framboesa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *