Festival É Tudo Verdade completa 30 anos e exibe 85 filmes até 13 de abril
Celebrando três décadas de história, o tradicional festival internacional de documentários É Tudo Verdade começa nesta quinta-feira (3). Até o dia 13 de abril, cinco salas de cinema na capital paulista e três no Rio de Janeiro vão exibir gratuitamente 85 produções documentais de 30 países.
A abertura oficial foi na quarta-feira (2), na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, com sessões especiais para convidados nas quais foram exibidos os documentários Ritas, de Oswaldo Santana, que aborda a vida e a carreira da cantora Rita Lee.
Neste ano, o festival vai homenagear a obra de Vladimir Carvalho, exibindo nove longas do cineasta. Já a retrospectiva internacional vai destacar a obra do diretor britânico Humphrey Jennings.
Festival É Tudo Verdade completa 30
Como parte das comemorações pelos 30 anos de existência, o festival criou o Especial 30!, no qual vai exibir três documentários marcantes da história do evento: O Velho – A História de Luiz Carlos Prestes, Noel Field – A Lenda de Um Espião; e Cabra Marcado para Morrer, filme que inspira a capa do catálogo desta edição.
Além disso, o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, em São Paulo, vai sediar um seminário entre os dias 10 e 11 de abril com a presença de quatro cineastas brasileiros que já venceram a mostra competitiva do festival: Eliza Capai, Joel Zito Araújo, Paulo Sacramento e Roberto Berliner.
Para ampliar o acesso do público ao festival, a programação ainda incluirá dez curtas-metragens em streaming, que serão exibidos na plataforma gratuita Itaú Cultural Play entre os dias 14 e 30 de abril.
Os ingressos para as sessões presenciais são gratuitos e disponibilizados até uma hora antes do início de cada filme. Mais informações sobre o festival podem ser obtidas no site do evento.
*Reportagem: Elaine Patrícia Cruz / Agência Brasil