Blog

Ago30

Novidade da WAY: cervejas single hops


Hello, folks!


O Bob, do Blog do Bob e do jornal O Estado de São Paulo, deu uma notícia exclusiva sobre a mais recente novidade da WAY. Um kit de cervejas single hops!

Elas tem a mesma base da nossa potente American Pale Ale, mas cada garrafa leva um lúpulo diferente.

Curtiram? Em breve, no mercado!

Leia a íntegra da reportagem abaixo:

Cerveja de um lúpulos só

O nome do jogo é “adivinho o lúpulo”: três espécies de lúpulo em três cervejas com o mesmo estilo base. Parece coisa de beer geeks, aficionados por cerveja. Mas, paradoxalmente, um kit sigle hops em que cada cerveja tem um tipo de lúpulo, é uma experiência bacana, principalmente para quem está aprendendo mais sobre a bebida. Já comum no exterior, a prática ganha um representante nacional, com preço mais em conta, produzido pela cervejaria paranaense Way, com três lúpulos: Cascade, Amarillo e Citra.

O princípio sigle hops é repetir a mesma receita base – água, maltes e levedura -, alternando apenas o lúpulo utilizado.

Um dos ingredientes básicos da cerveja, o lúpulo dá, além de aromas e sabores, o amargor – em doses maiores ou menores – à bebida. Em algumas receitas há combinações de mais de meia dúzia de tipos, das dezenas existentes. Daí a graça de poder perceber, claramente, a ação de cada um, dando ora mais aromas e sabores – herbais, florais, cítricos e picantes -, ora mais amargor.

No caso da Way, a base é uma American Pale Ale, estilo que já integra a linha fixa da microcervejaria. “Há milhares de lupulomaníacos, muitos amantes de Cascade, Amarillo, etc. Mas qual é realmente o impacto do lúpulo no aroma e sabor da cerveja? O consumidor sabe distinguir um do outro?”, questiona Alejandro Winocur, sócio da fábrica.

Segundo ele, a escolha do lúpulo Amarillo para integrar o kit se deu porque ele virou raridade no mercado, a do Cascade, pelo frescor e pela legião de fãs, e a do Citra, pelo cítrico e pela refrescância que confere. Foram produzidos 1500 kits com 3 garrafas de 310 ml, que, em São Paulo, devem custar R$ 30.

É o primeiro kit single hops brasileiro em escala comercial. Há dois anos, a cervejaria caseira Brix, de Piracicaba, lançou um conjunto com seis tipos de lúpulo. Há ainda no mercado o conjunto IPA is Dead, da escocesa Brewdog, com base de India Pale Ales e quatro tipos de lúpulo diferentes, que custa a partir de R$ 150. Informações sobre o kit da Way, que começa a ser vendido na segunda quinzena de setembro: www.waybeer.com.br.